A influência do cortisol no ritmo circadiano


O que é ritmo circadiano?
O ritmo circadiano, também chamado de relógio biológico, é o período de 24 horas. Entender esse conceito é importante pois ele nos mostra que o funcionamento do organismo depende de uma sequência de eventos que ocorrem de maneira rotineira e que se repetem de forma cíclica durante o intervalo de tempo de um dia. O fluxo de matéria no corpo e a sucessão de estados psicológicos responde a esse ciclo. Por exemplo, é bastante definida a hora do dia em que sentimos fome e sono. Esses eventos ocorrem em seus horários definidos pois a intensidade de atividade dos órgãos não é constante durante todo o dia, atingindo, portanto, picos de funcionamento em determinados momentos.


Qual é o papel do cortisol?
Vimos, em postagem anterior, que a liberação de cortisol é influênciada por estímulos ambientais. Há basicamente dois tipos de estímulos que atuam sobre essa liberação: O stress e o ritmo circadiano. Isso significa que as concentrações de cortisol apresentam uma variação durante o dia. O exemplo mais marcante disso é o aumento da liberação de cortisol na corrente sanguínea no momento em que acordamos. Nesse instante, o cortisol atua como uma espécie de despertador. Essa elevada concentração de cortisol vai diminuindo ao longo do dia.

É na área do cérebro denominada núcleo supraquiasmático que o ciclo circadiano é traduzido na resposta “produção de cortisol”. Essa área do cérebro recebe os estímulos ambientais que permitem ao organismo identificar o período do dia, como por exemplo a percepção da luz do sol indicando que está de dia.


O controle da produção de cortisol
O controle da produção de cortisol ocorre pelo mecanismo de feed back. Para entender esse mecanimo é importante saber que há uma cascata de fatores que determinam a produção de cortisol. Isso significa que há um grupo de hormônios que estimulam a síntese de cortisol.
O feed back consiste na inibição que o cortisol exerce sobre esse grupo de hormônios mencionados. Seguindo o raciocínio, esse grupo de hormônios estimulam a liberação de cortisol e o cortisol atua inibindo esses hormônios. O resultado é que, quando a concentração de cortisol atinge um determinado nível, a sua produção é controlada pela inibição dos hormônios que determinam a sua síntese, e essa inibição é realizada pelo próprio cortisol.
A bioquímica das emoções
Vimos até aqui que os eventos relacionados ao decorrer do período de um dia (o ritmo circadiano) são interpretados na área do cérebro denominada núcleo supraquiasmático e são, então, traduzidos na produção de cortisol. Verifica-se que não são somente estímulos como por exemplo luz do sol ou temperatura ambiente que influênciam essa produção ao longo do ritmo circadiano. Os estados psicológicos exercem importante influência nessa síntese hormonal. Vimos que a alta concentração de cortisol na corrente sanguínea deve diminuir ao longo do tempo. No entanto, certos estados emocionais alteram essa variação provocando, portanto, taxas incorretas de cortisol. Um exemplo, já tratado no blog, é o stress, que provoca a manutenção de alta taxas de cortisol.
O contrário também é verdadeiro, ou seja, assim como os estados psicológicos influenciam a produção de cortisol, a produção de cortisol influencia o estado emocional. É por isso que disfunções na produção de cortisol podem causar distúrbios como depressão e ansiedade.

Por: Milena Adolfo Chaves

Referências bibliográficas:
http://alexandraweizemann.wordpress.com/2010/02/23/ciclo-circadiano/
http://www.virtualpsy.org/psicossomatica/hipofise.html
http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/437/artigo126059-2.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s