Patologias referentes à disponibilidade de corticóides I.

Os corticóides têm função tão importante em nosso organismo que sua desrregulação gera doenças com implicações que podem vir a comprometer seriamente as funções do organismo. Hoje trataremos sobre patologia referentes à disponibilidade de corticóides. A primeira delas que iremos tratar é a Síndrome de Cushing.

Síndrome de Cushing:
A síndrome do Cushing é causada pela existência de excesso de hormônios no organismo. Há um excesso de cortisol, hormônios produzido pela suprarrenal (adrenal), no corpo do paciente. A ocorrência da doença pode estar relacionada com a ingestão excessiva de cortisona e seus derivados, como antiinflamatórios esteróides que são parecidos com o próprio cortisol, como a prednisona. Além disso também pode estar relacionada com patologias associadas à suprarrenal e à hipófise. Na maioria das vezes esse comportamento inadequado das suprarrenais ou hipófise está relacionado com adenomas (tumores benignos) em tais lugares. Na suprarrenal pode ocorrer a existência de tumores malignos, porém em sua ocorrência é de menor tamanho. Sendo também possível ocorrer uma super-estimulação da suprarrenal devido a tumores malignos em outras partes do corpo. Nesse caso, ocorre uma produção ectópica de ACTH e CRH, onde tumores se formam em outras regiões do corpo, que não a adrenal, e começam a produzir produtos bioquimicamente indistinguíveis dos hormônios ACTH e CRH provenientes do cérebro.
Suas causas, portanto podem estar relacionadas com uma insuficiência secundária, onde o erro está no eixo hipotalâmico-hipofisário, sendo que esses estão relacionados, na maioria das vezes, com tumores hipofisários.

Nesse sentido, é importante observar a rede de controle que existe entre o hipotálamo, a hipófise e as adrenais. Enquanto o hipotálamo produz o CRH, esse produto agirá sobre a hipófise de maneira a fazer com que essa libere ACTH. Esse, então, irá estimular as adrenais a produzirem cortisol necessário. Sendo assim, compõem-se o eixo hipotalâmico-hipofisário. Como já foi tratado aqui em nosso blog, sabemos que o cortisol é importante hormônio para estabelecer a regulação da pressão sanguínea, a regulação da quantidade de glucose no sangue (através do balanço à ação da insulina), regulação da quebra de proteínas e lipídios como fonte alternativa de energia, redução da resposta antiinflamatória do corpo.

20120927-032138.jpg

Deve-se destacar que a Doença de Cushing diz respeito à um tumor hipofisário que promoverá a hiper-estimulação da glândula suprarrenal. Já a Síndrome de Cushing está relacionada com a existência de tumores na própria suprarrenal. Essa última possui a peculiaridade de que os tumores adrenais não estão submetidos ao controle pelos mecanismos fisiológicos normais.

Sintomas:

20120927-032132.jpg

Os sintomas dessa patologia estão relacionados com o aumento do peso dos pacientes. Ocorre o acúmulo de gordura no rosto de forma a causar o que se chama de “face plectórica”, o paciente apresenta fadiga, instabilidade emocional, hipertensão, osteoporose, diabetes, lesões na pele (pele frágil e fina), irritabilidade, ansiedade, depressão, dentre outros.

Vários exames são necessários para que se diagnostique o paciente que apresenta Síndrome de Cushing. Dentre eles temos exames de sangue, saliva e urina, dentre outros mais específicos para que se identifique a patologia. O tratamento depende da causa específica do distúrbio, sendo que pode englobar a realização de cirurgia, quimioterapia, radiação ou uso de medicamentos inibidores da ação do cortisol.

Fonte de referência:
http://endocrine.niddk.nih.gov/pubs/cushings/cushings.aspx

Postado por: Gabrielle Oliveira.

Deixe um comentário